segunda-feira

Generosidade e felicidade conjugal ou.... .....para ser feliz no amor, não apenas sentir, agir !








De acordo com uma pesquisa recente* , a generosidade é um factor-chave da satisfação conjugal. Neste amplo estudo - que acompanhou cerca de 1400 casais, com idades compreendidas entre os 18 e os 46 anos - a generosidade, avaliada no interior do casal por comportamentos aparentemente tão simples como a preparação do pequeno almoço, uma massagem nas costas depois de um dia extenuante, oferecer flores, marcar um jantar romântico, preparar as refeições, ajudar nas lides domésticas, ou nas tarefas parentais correlacionou-se muito significativamente com a satisfação conjugal.

Na realidade, aqueles cujas relações foram descritas como generosas  têm cinco vezes mais probabilidades de se sentirem felizes na (e com a ) relação, quando comparados com os casais em que este tipo de comportamentos não são prática quotidiana. Por outro lado, de acordo com esta investigação, a generosidade , aliada a factores como o grau de compromisso e o tempo de qualidade dedicado à relação, melhoram, igualmente, a satisfação sexual dos casais – factor preponderante na avaliação da satisfação conjugal.
 

Contudo, atenção....o segredo deste bem-estar relacional não passa, obviamente, pela dádiva indiscriminada . Aqueles que preparam chá preto ao seu companheiro(a) quando este sempre preferiu café, ou que, ignorando os seus ideais vegans, lhe oferecem uma mala de pele, entre outros descuidos e desatenções, não contribuem para maiores índices de satisfação, pois a mensagem subjacente a tais accções deixa de ser “ tu és importante, valioso (a), eu conheço-te ,e quero que te sintas bem “




co- publicada pela Universidade de Virginia e O Centro para o Casamento e Familias, na última compilação de “ The State of our Unions”

Sem comentários:

 
Copyright 2009 P s i c o l o g i a (s). Powered by Blogger